Sozinhos não somos

Por mais pacífico que pareça o retiro em isolamento total, ele é antinatural. Não existe paz se não existir a possibilidade de guerra. Não existe possibilidade de guerra sem o outro. Não existe paz sem o outro.
Não que a possibilidade de guerra e as guerras que realmente acontecem sejam “boas”, mas, se não existirem, o que deveria ser paz se torna um nada. Sem o outro, os sentimentos, os pensamentos, as ações, e a existência do Eu como um todo se tornam um nada. Ou seja, negar o outro é cancelar sua própria existência.
Existência é um complexo, uma engrenagem de medidas indefiníveis, infinita. Um todo que é um. Partes do mesmo. Desde as menores partículas descobertas pela ciência humana, até o que só temos a capacidade de cogitar que existe, de tão fora do nosso conhecimento que está.
O outro não é apenas aquele companheiro de espécie: tua mãe, teu vizinho, aquela celebridade fútil ou o atual presidente/etc de teu país. O outro é também cada outra parte do teu próprio corpo, do teu próprio tempo, do teu próprio destino. Cada sinapse aí que neste exato momento que não está acontecendo em função do entendimento deste texto, mas de OUTRA coisa. Teu pulmão é o outro do teu cérebro, por exemplo. Separe os dois e tente viver. Impossível. Inconcebível. Você, teu cérebro e teu pulmão já não “são” mais. “Você” já não “é” mais. Morte seguida de inexistência. E por quê inexistência? Pela negação da existência, que é o todo. Que é o Eu, o você e o outro.
Só sobrevive à Morte, digamos assim, quem se permite transformar. Para isso, é necessário ter a consciência do funcionamento do todo.
Negar o outro é negar a si mesmo. Portanto, sozinhos nem somos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s